22 de jun de 2010

Lavanda

Sempre achei lindas as flores da lavanda, fora o aroma especial…mas depois de receber um power point acho que passei a achar as lavandas mais lindas! São tão úteis! Leiam o texto abaixo, que não é meu, eu só juntei diversas fontes interessantes que falam sobre as utilidades da lavanda. Espero que gostem :)

Lavanda
(Lavandula angustifolia)

lavender[1]

A Lavanda é nativa do Mediterrâneo. As melhores plantações de lavanda do mundo são da Região da Provence – França

“As espécies mais cultivadas são a lavanda-inglesa (L. angustifolia ou L. officinalis), a lavanda-francesa (L. x intermedia) e a lavanda-espanhola (L. stoechas). Esta última, assim como L. dentata, e L. multifida são largamente utilizadas no paisagismo, enquanto que a lavanda-inglesa e a lavanda-francesa apresentam maior aptidão como medicinal e na extração de óleo essencial para perfumaria.
As lavandas apresentam folhas opostas, lineares ou lanceoladas, branco-tomentosas e muito aromáticas, de onde se extrai o seu valioso óleo. Suas flores azuis ou arroxeadas reúnem-se em inflorescências tipo espiga e são bastante perfumadas. A floração inicia na primavera e se extende pelo verão, atraindo abelhas e borboletas.”

Single_lavendar_flower02

“Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.
Suas propriedades, no entanto, podem ser mais bem resumidas nas de calmante e reguladora.

Talvez a mais importante propriedade do óleo de Lavanda seja sua capacidade de restaurar estados de desequilíbrio (da mente ou do corpo) para aquele quadro de equilíbrio em que a cura pode ter lugar.
Sua composição química é muita rica, contendo ésteres, geraniol, linalol e muitos outros elementos importantes. Após um verão seco e quente, por exemplo, o óleo deverá apresentar uma proporção mais elevada de ésteres (calmantes) do que após um verão fraco, de sorte que a Lavanda cultivada nesta região apresenta sempre uma proporção mais elevada de ésteres do que as plantas cultivadas em outras regiões.

Uma das mais importantes aplicações do óleo de Lavanda dá-se no alívio de dores musculares. Por isto atua tão bem nos casos de tensão nervosa.

O óleo de Lavanda é anti-séptico e analgésico, ideal para tratar queimaduras e toda sorte de ferimentos. Também promove uma cura rápida e ajuda a impedir a formação de cicatrizes.

Seu aroma é especial!

Uma quantidade mínima de óleo de Lavanda no banho de um bebê ajudará uma criança agitada a dormir.

A ação do óleo de Lavanda sobre o músculo do coração é ao mesmo tempo tônica e sedativa, o que o torna valioso para o tratamento de palpitações.

Lembrando sempre que de forma nenhuma dispensa os tratamentos médicos.

Ela é usada como prevenção.
Ela aumenta a nossa auto estima.

A palavra Lavanda vem do latim “lavare”
Ela lava, limpa e desintoxica.”

“La Lavande est calmante et antispasmodique, utile pour calmer les toux quinteuses de la grippe, la coqueluche, l'asthme, elle favorise le sommeil, apaise les migraines, les maux de tête, les vertiges.
Diurétique et sudorifique, elle soulage les rhumatismes.
Son essence, soleil de notre Provence, est efficace contre les poux mélangée à l'alcool en friction pour soulager douleurs et rhumatismes, stimuler la circulation ; dans du vinaigre en friction du corps ou en rinçage des cheveux pour enlever le calcaire de l'eau.”
Musée de la Lavande

“O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis.”

A lavanda também pode ser usada na acne e em irritações/inflamações da pele :)

Fonte:
Power Point – Claudia Obenaus (aromaterapia)
Jardineiro.net
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua sugestão, dúvida, elogio, crítica, para que o blog possa cada vez ficar mais legal *-*